Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

INGC E PMA exploram abordagens inovadoras

O Programa Mundial para a Alimentação das Nações Unidas (PMA) e o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) estão a desenvolver um quadro comum para o uso eficaz da tecnologia de veículos aéreos não tripulados (VANT) – vulgarmente conhecida como drones – para a resposta à emergências no país.

Um workshop de três dias envolvendo simulação de emergência começou hoje em Maputo e convocará vários especialistas dos sectores humanitário, governamental, académico e privado. O encontro visa a concepção do quadro para o uso da tecnologia VANT para fins humanitários, bem como discutir potenciais riscos de segurança, protecção de dados e abordagens para respostas à desastres.

Moçambique continua a ser um dos países mais propensos a desastres do mundo – altamente vulnerável a eventos climáticos extremos – como inundações e ciclones que destroem as infra-estruturas e restringem o crescimento económico, prejudicando os esforços de erradicação da pobreza.

"Quando ocorre um desastre, a capacidade da comunidade humanitária de responder imediata e eficazmente é muitas vezes a diferença entre a vida ou a morte", disse Karin Manente, Directora Nacional do PMA em Moçambique. "O uso da tecnologia VANT ajudará a garantir informações mais confiáveis e precisas para a tomada de decisões em tempo real e, em última instância, salvará vidas".

Além de assegurar que as pessoas vulneráveis recebam assistência, mesmo em tempos de crise, espera-se que o uso da tecnologia VANT melhore ainda mais as respostas coordenadas.

Com o apoio da Cooperação Belga de Desenvolvimento, o PMA está a apoiar uma estrutura de coordenação humanitária de VANT que deverá oferecer múltiplos benefícios, incluindo aumento da precisão dos dados, colecta de dados mais rápida, sistemas de monitoramento mais seguros e entregas rápidas. O workshop em Maputo é o último de uma série de quatro iniciativas realizadas no âmbito do piloto em 2017. O PMA apoiou eventos similares na República Dominicana, Mianmar e Peru, que, como Moçambique, são propensos a desastres.

PMA

O PMA é a maior agência humanitária que combate à fome no mundo, prestando ajuda alimentar em situações de emergência e trabalhando com comunidades para melhorar a nutrição e aumentar a resiliência. Anualmente, o PMA presta assistência a pelo menos 80 milhões de pessoas em cerca de 80 países.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 16 de Novembro de 2017 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos