Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Visita de navio da Marinha do Brasil a Moçambique

A visita da Corveta Almirante Barroso, da Marinha do Brasil a Moçambique, mais concretamente ao Porto de Maputo, entre os dias 24 e 27 do mês em curso, irá reforçar os laços de amizade e cooperação entre os governos moçambicano e brasileiro no domínio da Defesa, sobretudo na vertente do intercâmbio na área militar.

O programa da visita prevê vários encontros entre o comandante do navio e as autoridades locais, entre outras actividades a serem coordenadas pela Marinha de Guerra de Moçambique. Na terça-feira, 25 de setembro, das 10h00 às 17h00, a Corveta Barroso esteve aberta à visitação pública, oportunidade em que foi possível conhecer um pouco mais sobre a embarcação.

A Corveta Barroso é um moderno navio Escolta da Marinha do Brasil, construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e com sistemas complexos desenvolvidos no Brasil, capaz de se contrapor a múltiplas ameaças e exercer controle tático. O Navio leva o nome Almirante Barroso, Comandante da Esquadra Brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, combate o qual marcou a história naval brasileira e teve o Almirante Barroso como um dos mais notáveis heróis do país.

A Corveta Barroso foi incorporada na Esquadra brasileira em 19 de Agosto de 2008. Desde então, vem realizando diversas missões com outros países, destacando-se a composição da Força Tarefa Marítima da ONU na Missão de Paz do Líbano, a qual cumpriu com êxito sua missão nas duas vezes designada. Vale a pena ressaltar o resgate dos náufragos no ano de 2015, momento em que o Navio se lançava ao mar rumo ao Líbano.

O Navio possui modernos sensores e armamentos, além de operar com a Aeronave orgânica SuperLynx. Possui 103,4m de comprimento, sistema de propulsão Diesel ou Gás e atinge a velocidade de 30 nós com turbina.

Nesta escala ao Porto de Maputo, a Corveta Barroso traz a primeira remessa de livros doados pela Academia Brasileira de Letras para Moçambique, além de material de Comunicação Social para a divulgação das Forças Armadas Brasileiras com vista ao incremento da cooperação no âmbito da Defesa, pelo conhecimento mútuo.

A Corveta Barroso acaba de participar da Operação ATLASUR XI entre as Marinhas da África do Sul, do Brasil e do Uruguai e, logo após a escala em Maputo, retorna as águas territoriais sul-africanas, especificamente ao Porto de Simon’s Town, onde participará da Operação IBSAMAR, juntamente com as Marinhas da África do Sul e da Índia.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 26 de Setembro de 2018 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos