Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

LEMBRETE: ENH e Grupo CWC anunciam a 5ª edição da Cimeira de Moçambique sobre o Gás

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a empresa de eventos CWC, com sede em Londres, anunciam a realização da 5ª edição da Mozambique Gas Summit – Cimeira de Moçambique sobre o Gás, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, de 31 de Outubro a 2 de Novembro.

A conferência acontece num contexto internacional caracterizado pelo excesso de oferta de gás natural liquefeito (LNG) e pela lenta recuperação de investimentos no sector de petróleo e gás, apesar da subida do preço de crude nos últimos meses. Não obstante este cenário internacional, as companhias petrolíferas que operam em Moçambique têm mantido confiança em relação ao País, sendo um dos exemplos disso a tomada, no ano passado, da Decisão Final de Investimento (FID) para a construção da plataforma flutuante de LNG (FLNG) do Coral Sul, tornando-se assim no único projecto do género aprovado no mundo, em 2017. Por outro lado, as petrolíferas que operam em Moçambique estão empenhadas em materializar os projectos de LNG da Bacia do Rovuma, prevendo-se a tomada da FID do Golfinho Atum, da Área 1, no primeiro semestre de 2019, e do Mamba, da Área 4, também ao longo de 2019.

Além disso, há dias, o Governo de Moçambique assinou contratos com três consórcios internacionais para a concessão de novos blocos de pesquisa e produção de hidrocarbonetos no País a partir do próximo ano, prevendo-se investimentos acima de 700 milhões de dólares na fase de pesquisa.

Estas e outras matérias serão objecto de reflexão nesta cimeira, que também se debruçará sobre os desafios e perspectivas de participação nacional na indústria. O programa da cimeira inclui debates e apresentações sobre A posição de Moçambique como um Centro Regional de Gás Natural e LNG; Financiamento para os projectos de Gás Natural e de LNG; Monetização de Gás de Moçambique; Novos Mercados para o Gás de Moçambique; Oportunidades para a Industrialização de Moçambique; entre outros temas.

Esta cimeira conta com o apoio do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), do Instituto Nacional de Petróleo (INP), do Alto Comissariado Britânico em Maputo, da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), do Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e da Associação Nacional de Jovens Empresários de Moçambique (ANJE).

A cimeira é organizada com o apoio dos operadores da indústria de petróleo e gás de Moçambique, nomeadamente a Anadarko e o projecto Mozambique LNG, como patrocinadores da categoria de platina, a ExxonMobil e a Eni, na categoria de ouro, e na categoria de bronze estão a Enmar, TechnipFMC, Baker Hughes, uma empresa da General Electric, Subsea 7, Sasol, Poten & Partners, Wartsila, Standard Bank e a G4S.

O evento decorrerá na Sala Multi-uso do Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano e a cerimónia oficial de abertura será no dia 1 de Novembro, a partir das 9h.00. Entretanto, o programa geral da cimeira arranca no dia 31 de Outubro, com a realização do Dia de Conteúdo Local, a partir das 9h00.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 31 de Outubro de 2018 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos