O Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em parceria com a PLMJ-Advogados e a JLA-Advogados, realizou, na semana finda, em Maputo, a VIII edição das Jornadas de Direito Bancário, que privilegiaram este ano estudo comparado entre realidades de Moçambique e de Portugal.
O evento integroudois painéis. O primeiro dedicado à discussão do Código de Conduta das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras em Moçambique, teve como oradores Anselmo Samussone e Gonçalo dos Reis Martins, que dissertaram respectivamente sobre o Código de Conduta das Instituições de Crédito, e o Código de Conduta, numa perspectiva de Direito Comparado entre Moçambique e Portugal. O segundo painel esteve voltado para a discussão do “Regime Jurídico do Sector Empresarial do Estado em Moçambique”, e teve como oradores Paulino Langa e Manuel Neves, que abordaram, respectivamente, a realidade moçambicana, e o Regime do Sector Empresarial em Direito Comparado, Moçambique/ Portugal.
Falando na abertura da sessão, o presidente da Comissão Executiva do BCI, Paulo Sousa, expressou a sua satisfação e congratulou os especialistas que têm jogado um papel preponderante para que as jornadas de Direito Bancário se tenham tornado um espaço privilegiado de reflexão, onde a experiência profissional, a qualidade e o reconhecido mérito dos intervenientes constituem um alicerce na “criação de uma plataforma para a busca de sensibilidades, recolha de contributos, partilha de conhecimento e de experiências sobre os problemas jurídicos que se levantam no nosso sector financeiro”.