Arranca esta terça-feira, 6 de Novembro, em Maputo, a semana Cultural Moçambique-Portugal, uma iniciativa de promoção da cooperação cultural, musical, entre outras áreas de interesse, no âmbito universitário, entre a Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a Universidade Pedagógica (UP) e a Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE). A mesma conta com o patrocínio do BCI e da ARTEMEDA, e como apoio da Órbita e da ESMAE.
Em Maputo, encontram-se já o guitarrista e docente português, Artur Caldeira, licenciado em Guitarra Clássica e Mestre em Interpretação Artística pela ESMAE e na classe de José Pina. E o também guitarrista português, Daniel Paredes,licenciado em Guitarra Clássica pela ESMAE, frequentando actualmente o Mestrado em Interpretação Artística naquela prestigiada instituição.
A semana vai proporcionar sessões de formação a docentes e discentes, workshopsobre didáctica de ensino de instrumento, troca de experiência curricular e pedagógica, com vista a potenciar as universidades moçambicanas no ensino da música, na investigação musical e na interacção com o público.
Pretende-se igualmente com o projecto conceber uma plataforma comum de trabalho para o futuro, com ênfase para a investigação científica, explorando o potencial do espólio musical moçambicano, através da variada gama de instrumentos tradicionais existentes, passíveis de configurar novos pensamentos musicais, contribuindo para o enriquecimento e valorização da cultura moçambicana no país e no mundo.
Refira-se que a cerimónia de abertura da Semana Cultural terá lugar amanhã, dia 6, às 15 horas, no Centro Cultural Universitário da UEM, e contará com a presença da Embaixadora de Portugal; dos Reitores da UEM, e da UP; do representante da Universidade do Porto, entre outras personalidades públicas, membros dos corpos docente e discente destas instituições de ensino, músicos e convidados. A cerimónia terá momentos de poesia, teatro e música.