Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

TechnoServe comemora seu 20º aniversário

A TechnoServe, uma organização sem fins lucrativos trabalhando no desenvolvimento económico, celebrou, na passada Quinta-Feira, no Hotel Southern Sun, a passagem do vigésimo ano da sua instalação em Moçambique, numa festa solene testemunhada por diversos actores e instituições do ramo.

Para além de celebrar 20 dos seus 50 anos globais, a TechnoServe aproveitou a ocasião para partilhar experiências e discutir oportunidades para futuros investimentos e parcerias que possam ter impactos duradouros no crescimento global e na redução da pobreza no país.

Para o efeito, a Directora Geral da TechnoServe em Moçambique, Jane Grob, dirigiu o debate tendo no painel, figuras como a PCA do Barclays Moçambique, Luísa Diogo, o director Executivo do Grupo JFS, Francisco Ferreira dos Santos, o PCA da empresa Novos Horizontes, Andrew Cunningham, e o antigo Presidente da AICAJU, Carlos Costa.

Entretanto, a Presidente do Conselho Administrativo do Barclays Bank Moçambique, Luísa Diogo, na sua intervenção, começou por justificar a presença do Barclays como parceiro, apontando os principais factores que motivaram a parceria com a TechnoServe.

“O Barclays Bank Moçambique tem a convicção de que a economia moçambicana só tem grandes resultados se a agricultura tiver sucesso. A experiência, conhecimento, tecnologia e resultados em Moçambique e noutras partes do mundo, são alguns dos principais motivos da nossa união à TechnoServe. Os resultados das áreas de cajú, frangos e bananas, são algumas das provas que evidenciam que eles realmente sabem o que fazem, e porque o Barclays gosta de se juntar aos melhores, vale a pena reconhecer o esforço durante estes 20 anos no país”, elogiou.

Para Luísa Diogo, a TechnoServe é uma instituição de sucesso cujos princípios fazem parte do seu dia-a-dia e que acima de tudo cumpre com as políticas do Governo. Diogo caracterizou ainda referindo que, a TechnoServe é uma organização íntegra na medida em que aquando da sua instalação em Moçambique em 1998 “não fez promessas de falsos profetas”.

“O que a TechnoServe fez quando chegou em 1998, foi pedir a autorização para trabalhar e nós, naturalmente, concedemos as devidas licenças, porém nunca imaginamos que pudessem alcançar tão bons resultados na área do caju e sempre focados na redução da pobreza em Moçambique”, referiu a PCA do Barclays concluindo que “celebrar a TechnoServe é celebrar resultados moçambicanos”.

A cerimónia da comemoração dos 20 anos da TechnoServe em Moçambique, foi também testemunhada por figuras ilustres como a Directora da USAID em Moçambique, Jennifer Adams, Embaixadora da Suécia Marie Andersson, e o Ministro da Agricultura Higino de Marrule. Este último, não ficou indiferente às felicitações, tendo reconhecido o papel da referida organização nas diversas áreas de actuação, contribuindo desta forma para o aumento do emprego e consequente fonte de renda para as famílias moçambicanas.

Fundada em 1968, a TechnoServe tem o objectivo de ajudar a melhorar o bem-estar económico e social das pessoas de baixa renda nos países em desenvolvimento. Hoje, Moçambique é um dos maiores e mais antigos escritórios da TechnoServe, actualmente com um portefólio de dez projectos, em todo país, nas áreas de empreendedorismo e desenvolvimento de indústrias agrícolas.

technoserve.pdf

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 12 de Novembro de 2018 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos