O Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), representada pela Directora, Dra. Jennifer Adams, celebrou um acordo de financiamento, no valor de 500 mil dólares norte-americanos, para o Programa de Fortalecimento dos Sistemas de Resposta ao HIV/SIDA com o Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), representado pelo Secretário Executivo, Dr. Francisco Mbofana.
Com duração de um ano, este acordo de financiamento é mais um capítulo duma longa parceria entre as duas instituições e tem como objectivo a implementação de um programa de fortalecimento das capacidades e habilidades do CNCS para cumprir com o seu mandato de planificar e coordenar a Resposta Nacional de HIV e SIDA.
O projecto irá igualmente fortalecer as capacidades técnicas dos Pontos Focais de HIV e SIDA de catorze (14) Ministérios do Governo de Moçambique e quinze (15) Conselhos Distritais das Províncias de Cabo Delgado, Niassa, Manica, Sofala e Inhambane, em matéria de planificação, monitoria e avaliação da resposta. De referir que cada província terá três Distritos de enfoque, em que o projecto prevê apoio em meios de trabalho, como computadores, impressoras, scanners, mesas secretárias, e ainda veículos motorizados.