Sob lema "Por um Desenvolvimento Centrado nas Pessoas", a Cidade de Maputo acolhe, amanhã (16 de Novembro), a 6ª Conferência Nacional de Empreendedorismo. Trata-se de uma iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) com apoio do Ministério da Juventude e Desportos e de vários outros parceiros. O evento tem por objectivo reunir num único espaço a rede de suporte ao empreendedor para debater políticas e programas que concorram para a promoção do empreendedorismo de forma inclusiva, sustentável e competitiva.
De entre vários temas para sessões de debate, o destaque vai para "Empreendedorismo e o papel dos jovens na maximização dos dividendos demográficos". Durante a conferência está prevista a realização da Feira do Empreendedor, concurso de ideias e projectos de negócios virados especificamente para jovens.
O evento em causa enquadra-se na Semana Global de Empreendedorismo e vai juntar empreendedores (nacionais e estrangeiros), membros do Governo, diplomatas, representantes de Pequenas e Médias Empresas (PME´s) Grandes Empresas e Multinacionais, académicos,instituições financeiras e sociedade civil.
Desde 2013, esta conferência já juntou mais de 150 oradores, 107 Expositores e atraiu acima de 4 mil participantes. Para presente edição, estima-se 25 oradores, 30 expositores e cerca de 1000 participantes, nacionais e estrangeiros, respectivamente. A realização desta iniciativa enquadra-se nos esforços da ANJE para proporcionar um melhor ambiente social e legal ao serviço do empreendedor.
SOBRE A ANJE
A Associação Nacional de Jovens Empresários, fundada em Fevereiro de 2010, é uma organização sem fins lucrativos, formada por cerca de 600 jovens empresários e iniciantes, dos 18 aos 35 anos de idade, cujo objectivo é promover o empresariado juvenil através da capacitação empresarial e advocacia por um ambiente de negócio favorável aos Jovens. Defende o estabelecimento de um sistema económico social capaz de garantir a inclusão, sustentabilidade, diversidade e competitividade da nossa economia.
Hoje, a ANJE representa vários organismos séniores nacionais e internacionais, tem delegações em quase todas as capitais provinciais e, é uma grande referência nacional. É membro da Confederação das Associações Económicas (CTA), Federação de Jovens Empresários da CPLP (FAJE CPLP), Aliança de Jovens Empreendedores da Commonwealth na África Austral (CAYE-SA) e Rede Global de Empreendedorismo (GEN).