Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Da Maré ao Canindé

Será realizada hoje, 20 de novembro, às 18h00, a abertura da exposição literária e fotográfica "Da Maré ao Canindé: inspiração para as periferias", que percorre imagens das favelas da Maré, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, em diálogo com trechos das obras da escritora afro-brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977): “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” e “Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada”.

Dos livros de Carolina destacamos temas como despejo, fome, abastecimento de água, direito à moradia, política, família, relações de gênero, educação, racismo e migração nordestina. Dentre as mulheres, moradoras da Maré, destacamos D. Orosina Vieira, primeira moradora do Morro do Timbau; D. Vera Marta, sobrinha de D. Orosina e funcionária do Museu da Maré; e a escritora Ana Maria de Souza, primeira poetisa da Maré a lançar um livro. Três mulheres que se destacam por suas trajetórias de vida e também por suas ações de apoio à memória da Maré e seu museu comunitário. Elas são as nossas kotas.

Esse trabalho é um dos resultados das ações da roda de leitura que ocorreu entre 2013 e 2014, no Museu da Maré do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), com a participação de jovens moradores de diversas comunidades do conjunto de favelas da Maré.

A partir de 2015, a roda de leitura começou a ser realizada de forma descentralizada em vários pontos do Rio de Janeiro e mesmo em outros estados brasileiros (Pernambuco, Rio Grande do Norte e Espírito Santo). No mesmo ano, receberam o Prêmio Todos Por Um Brasil de Leitores do Ministério da Cultura do Brasil. Além da Chancela Ações Locais da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro dois anos consecutivos – 2015 e 2016.

Entre fevereiro e maio de 2018, a exposição e as rodas de leitura foram realizadas em Luanda, capital de Angola – pela primeira vez fora do Brasil, no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA).

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 20 de Novembro de 2018 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos