Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Refinaria de açúcar branco em Xinavane equipada com a mais alta tecnologia

REFINARIA DE AÇÚCAR BRANCO EQUIPADA COM A MAIS ALTA TECNOLOGIA DE PONTA INAUGURADA EM XINAVANE

A Tongaat Hullet assumiu um compromisso a longo prazo com Moçambique para desenvolver a Indústria do Açúcar. Um passo gigantesco foi dado hoje com a abertura de uma nova refinaria de açúcar branco na unidade fabril de Xinavane, representando um investimento de cerca de dois mil milhões de meticais.

O Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, presidiu à cerimónia, que contou com a presença do Presidente do Grupo Tongaat Hulett, Bahle Sibisi, e do Ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, do Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino Francisco Marrule, e o Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiene, bem como de autoridades locais e diversos dignatários.

A capacidade actual de refinação de açúcar branco existente em Moçambique é de cerca de 20 000 toneladas por ano, enquanto se estima que o consumo do mercado nacional seja de cerca de 70 000 toneladas anuais. A maioria das necessidades de açúcar refinado de Moçambique é actualmente importada.

A capacidade de produção desta refinaria, cuja construção foi concluída em Outubro de 2018, é de 90 mil toneladas por ano e será suficiente para atender à demanda local projectada para os próximos 7 a 10 anos. A refinaria foi projectada pelo Grupo de Tecnologia da Tongaat Hulett (TG). A TG projecta e vende equipamentos de processamento de açúcar há mais de 30 anos e detém 11 patentes em 22 países, incluindo a tecnologia GREEN (Greatly Reduced Equipment Needs).

A construção da refinaria teve a duração de 18 meses e criou 605 postos de trabalho directos de curta duração, o que equivale a um total de 430 729 horas/homem. Os cidadãos moçambicanos ocuparam 436 dos 605 postos criados. A refinaria irá contar com 90 colaboradores permanentes na sua fase operacional.

A conclusão da refinaria de açúcar, em Xinavane, reforça a posição da Tongaat Hullet como o principal investidor da indústria açucareira em Moçambique.

Bahle Sibisi, Presidente do Grupo Tongaat Hulett, disse: “O Projecto da Refinaria deAçúcar reflecte o compromisso da Tongaat Hullet com o futuro da Indústria Açucareira moçambicana, parceiros da indústria do açúcar, incluindo accionistas, clientes e o sector agrícola, pois este projecto irá cobrir as necessidades do mercado local”.

Reconhecendo, com apreço, os esforços do Governo moçambicano para criar umambiente de negócios que apoie o investimento, Bahle Sibisi concluiu: “Osinvestimentos contínuos da Tongaat Hullet na Indústria do Açúcar em Moçambique apoiam os objectivos do governo de crescimento da economia local, promovendo a produção doméstica e contribuindo para melhorar a balança comercial. A empresa está empenhada em trabalhar com o Governo e outras partes interessadas relevantes para facilitar o sucesso da refinaria de açúcar e dos seus outros investimentos em Xinavane e Mafambisse, contribuindo assim para o desenvolvimento económico, criação de empregos e elevação social ”.

“Estamos cientes do papel que a indústria do açúcar desempenha nodesenvolvimento socio-económico do País e nas comunidades rurais em particular. Estamos muito satisfeitos com este novo investimento da Tongaat Hulett, que catapultará os esforços do Governo para aumentar a produção interna e reduzir as importações”, afirmou Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi , o Presidente da República de Moçambique.

O açúcar refinado será do tipo industrial e terá a certificação de segurança alimentar FSSC 22000. O açúcar branco é necessário para produzir refrigerantes, laticínios, cerveja, doces e produtos de confeitaria. Prevê-se que o aumento da disponibilidade de açúcar branco contribua para o crescimento destas indústrias em Moçambique. A Refinaria de Xinavane, localizada a cerca de 150 quilómetros do porto de Maputo, está bem posicionada para exportar excedentes de açúcar branco para o s mercados regionais africanos.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 29 de Novembro de 2018 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos