Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

No Egipto: Carlos Mesquita partilha experiência moçambicana no “Fórum África 2018”

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, considera que a melhoria da eficiência das infraestruturas de transporte, com vista a tornar os produtos africanos mais competitivos nos mercados globais, constitui o principal desafio económico dos países do continente, que estiveram reunidos, nos dias 8 e 9 de Dezembro, em Sharm el Sheikh, no Egipto, para projectar soluções conducentes ao seu desenvolvimento.
Denominado “Fórum África 2018”, o encontro tinha como lema “Liderança Corajosa e Compromisso Colectivo, Promovendo Investimentos Intra-Africanos” e por objectivo ajudar os países participantes a projectarem soluções inovadoras para estimular investimentos, bem como acelerar o desenvolvimento inclusivo do continente africano.
Durante o fórum, Moçambique partilhou a sua experiência no desenvolvimento das infraestruturas de transporte e expôs o potencial existente para os investidores desta e de outras áreas, tendo em conta o seu papel na cadeia logística dos países do "hinterland", particularmente os da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Para Carlos Mesquita, que chefiou a delegação moçambicana àquele fórum, em representação do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, o encontro foi frutífero, “tendo em consideração que os aspectos discutidos se encaixam na estratégia de governação de Moçambique, vertidos no Plano Quinquenal do Governo (2015-2019), onde estão definidas as quatro prioridades, nomeadamente a agricultura, infra-estruturas, energia e o turismo”.
Segundo explicou o governante, o fórum afigura-se como uma plataforma baseada nas experiências de sucesso para encorajar o empreendedorismo dos jovens e das mulheres, “daí que tenhamos dado enfoque para o género e para os jovens, sob o ponto de vista de empreendedorismo”.
Dentro de uma estratégia para maximizar ganhos da participação de Moçambique neste Fórum, a delegação moçambicana privilegiou contactos bilaterais, tendo-se desdobrado em encontros de trabalho, com diversas individualidades e potenciais investidores para Moçambique, com destaque para encontros com o Ministro dos Transportes do Egipto, Hisham Arafat e representantes da Federação das Indústrias Egípcias e de várias companhias que operam na área de energia, construção e gestão de Infra-estruturas, entre outras entidades.
Com o Ministro dos Transportes do Egipto, foram identificadas áreas de cooperação de interesse para os dois Estados, havendo intenções para parcerias na revitalização da cabotagem marítima, assistência e manutenção de equipamentos ferroviários, entre outras.
Nos encontros com o sector privado, o director geral da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), Lourenço Sambo, fez uma apresentação sobre o quadro legal e incentivos existentes no País para atrair investimento directo estrangeiro. Segundo o Ministro, a reacção foi muito boa, tendo o Presidente da Federação das Indústrias Egípcias anunciado uma visita a Moçambique, para Março de 2019.
O fórum juntou cerca de três mil participantes em representação de 90 países e organizações internacionais, tendo Moçambique participado através de uma delegação chefiada pelo Ministro dos Transportes e Comunicações que integrava o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, Miguel Matabel, o Director da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações, Lourenço Sambo e quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 16 de Dezembro de 2018 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos