Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Exposição assinala 15º Aniversário do PEPFAR

O Encarregado de Negócios da Embaixada dos E.U.A., Bryan Hunt, e o Secretário Permanente do Ministerio da Saúde, Dr. Zacarias Zindoga, inauguraram hoje uma exposição sobre o Plano de Emergência do Presidente dos E.U.A. para o Alívio do Sida (PEPFAR). A exposição assinala o décimo quinto aniversário das actividades do PEPFAR em Moçambique. Localizada no Jardim Tunduro de Maputo, a exposição irá permanecer aberta ao público até meados de Fevereiro. O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, também assistiu à inauguração.

A exposição consiste numa série de oito painéis que explicam os principais acontecimentos nos últimos quinze anos em relação ao HIV/SIDA em Moçambique. O Jardim Tunduro gentilmente ofereceu-se para sediar a exposição. Através da exposição, a Missão dos E.U.A. espera informar o público e encorajar conversas sobre como o povo de Moçambique pode acabar com a epidemia do HIV/SIDA.

No seu discurso, o Encarregado de Negócios Bryan D. Hunt disse “As pessoas que vivem com o HIV não devem apenas iniciar o tratamento, mas também permanecer nele. O HIV é uma doença crónica. A chave para controlá-lo em Moçambique será convencer os Moçambicanos que vivem com a doença a iniciar e aderir ao tratamento completo das terapias anti-retrovirais que os ajudarão a levar uma vida saudável e normal. Para o efeito, esperamos continuar a trabalhar lado a lado com os nossos parceiros moçambicanos para controlar esta epidemia.”

No seu discurso, o Secretario Permanente do Ministerio da Saúde, Dr. Zacarias Zindoga,disse “Esforços combinados entre o Governo de Moçambique e os parceiros nacionais e internacionais, com destaque para o PEPFAR e Fundo Global, permitiram-nos uma expansão substancial do acesso ao diagnóstico e tratamento do HIV, com maior destaque para o período compreendido entre 2013 e 2018, no qual o total de unidades sanitárias a oferecer o tratamento antirretroviral (TARV) aumentou quatro vezes e o número de pessoas a receberem gratuitamente o tratamento aumentou três vezes. Por conseguinte, até Dezembro de 2018, havia em todo o país mais de mil e quatrocentas e sessenta e sete unidades sanitárias a oferecer TARV a mais de um milhão de pessoas.”

O governo dos E.U.A. administra os seus programas de combate ao HIV/SIDA em Moçambique, em estreita coordenação com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de HIV/SIDA. A Missão dos E.U.A. implementa esses programas através da Agência dos E.U.A. para o Desenvolvimento Internacional, dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos E.U.A., do Departamento de Defesa dos E.U.A., do Departamento de Estado dos E.U.A. e do Corpo de Paz dos E.U.A.

USA.pdf

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 29 de Janeiro de 2019 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos