A Anadarko Petroleum Corporation (NYSE: APC) anunciou hoje que a empresa Mozambique LNG 1 Pte Ltd., a entidade comercial de propriedade conjunta dos co-investidores da Moçambique Área 1, assinou um Contrato de Compra e Venda (CCV) com a Tokyo Gas Co., Ltd. (Tokyo Gas) e a Centrica LNG Company Ltd., uma subsidiária da Centrica Plc (Centrica), para o fornecimento de GNL a longo prazo. O Contrato de Compra (off-take agreement) conjunto, requer o fornecimento ex-ship de 2,6 milhões de toneladas por ano (MTPA) desde o início da produção até aos princípios dos anos 2040.
“Este contrato de compra conjunto inovador com a Tokyo Gas e a Centrica irá garantir um fornecimento fiável de gás natural limpo para ajudar a satisfazer a procura de energia no Japão e na Europa. É o sinal do início de uma nova e duradoura relação entre o primeiro desenvolvimento de GNL onshore de Moçambique e estes dois clientes de base proeminentes e respeitados,” disse Mitch Ingram, Vice-Presidente Executivo para o pelouro Internacional, Águas Profundas & Pesquisa da Anadarko. “Com os vastosrecursos que descobrimos na Área 1 e a nossa capacidade para competir nos mercados globais de GNL, a Mozambique LNG está prestes a tornar-se num fornecedor chave de GNL nas próximas décadas. Estamos entusiasmados em apoiar o desejo do Governo japonês para o fornecimento de GNL a longo prazo, flexível e a preços competitivos, de modo a gerir proactivamente as flutuações da procura nos seus mercados domésticos e a aumentar a sua segurança energética nacional. Esperamos anunciar outros CCVs num futuro próximo, à medida que continuamos a fazer um progresso notável rumo a uma decisão final de investimento no primeiro semestre deste ano.”
A Anadarko está a desenvolver a primeira fábrica de GNL onshore em Moçambique, composta por dois módulos de GNL iniciais com capacidade total de 12,88 MTPA para apoiar o desenvolvimento dos campos Golfinho/Atum localizados inteiramente na Área 1 Offshore.
A Anadarko Moçambique Área 1, Lda, subsidiária integral da Anadarko Petroleum Corporation opera a Área 1 Offshore com uma participação de 26,5%. Os co- investidores incluem a ENH Rovuma Área Um, S.A., (15 por cento), Mitsui E&P Moçambique Área1 Ltd. (20 por cento), ONGC Videsh Ltd. (10 por cento), Beas Rovuma Energy Moçambique Limitada (10 percent), BPRL Ventures Moçambique B.V. (10 por cento), PTTEP Moçambique Area 1 Limitada (8,5%).