Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Helpo dá a conhecer ‘Futuros Presidentes de Moçambique’

‘Elas podem ser crianças antes de serem mães’. ‘Eles podem ser alunos antes de serem pais’. Eles e elas podem ser os futuros Presidentes de Moçambique, basta que para isso tenham acesso a uma educação de qualidade e que possam simplesmente sonhar.

Numa parceria entre a Helpo e a Embaixada de Portugal em Moçambique, foi inaugurada no dia 13 de Fevereiro, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a exposição ‘Futuros Presidentes de Moçambique’.

Um trabalho assinado pelo fotógrafo Luís Mileu e pelo escritor Ricardo Henriques que, durante duas semanas, estiveram em Cabo Delgado e em Nampula a convite da Helpo para captar a realidade em que vivem muitas crianças moçambicanas. Dessa viagem pelo norte do país resultou o trabalho que agora vai ser apresentado em Maputo.

O evento contou com a presença da Ministra da Educação Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, o Ministro da Cultura e Turismo Silva Dunduro, da Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, e com a participação dos dois autores da mostra que irá estar aberta ao público até ao dia 29 de Março.

A exposição apresenta os rostos e conta a história de 20 crianças que vivem em zonas rurais vulneráveis, evidenciando também o retrato das comunidades rurais em que estão inseridas.

Com este projecto, a Helpo pretende deixar uma mensagem forte de que através do acesso à educação qualquer criança pode ser o que quiser, até mesmo Presidente da República. Acredita que a educação pode transformar a vida de milhões de crianças, alertando para a importância de deixar que as crianças sejam simplesmente crianças, com direito a poderem sonhar.

Durante a cerimónia de inauguração, foram assinados protocolos de parceria entre a Fundação Galp e a Helpo, no âmbito do projecto ‘Educar para o Futuro’, uma iniciativa que pretende combater o absentismo escolar e, ao mesmo tempo, assegurar uma educação inclusiva e equitativa, assente na igualdade de género.

A exposição foi produzida pela agência de criatividade Big Fish e conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Galp, Millennium bim, TAP e Hotel Pestana Rovuma.

Depois da cidade de Maputo, o projecto ‘Futuros Presidentes de Moçambique’ vai percorrer outras regiões do país, podendo ser visitado também em Nampula, Ilha de Moçambique e Beira.

Este trabalho de Luís Mileu e de Ricardo Henriques já esteve patente em Lisboa, na Assembleia da República. Durante este ano vai passar ainda por outras cidades portuguesas.

Desde 2008 que a Helpo está no norte de Moçambique, onde intervém directamente em comunidades rurais desfavorecidas em Cabo Delgado e em Nampula. Esta ONG trabalha para a promoção do desenvolvimento através da educação e da nutrição.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 15 de Fevereiro de 2019 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos