Os aprendizes de electricidade, mecânica e soldadura na província de Inhambane passarão a contar com um Centro de Formação Técnico-Profissional de em Inhassoro, com instalações permanentes. A Sasol adjudicou um contrato de construção de 4,5 milhões de dólares para a construção do Centro de Formação Técnico-Profissional de Inhassoro permanente à CETA, empresa de propriedade 100% moçambicana. O custo total da instalação, incluindo móveis e equipamentos, é de cerca de US$6,5 milhões. No total, a Sasol irá investir cerca de 18 milhões de dólares nesta e em outras instalações relacionadas incluindo a formação de cerca de 460 formandos.
A CETA construirá cinco salas de aula para 20 alunos cada e três oficinas eléctricas, mecânicas e de soldadura, para além de toda a infra-estrutura de apoio.
Jon Harris, Vice-Presidente Executivo da Sasol para Upstream, referiu a propósito: “A adjudicação do contrato para as instalações definitivas do Centro de Formação Técnico-Profissional de Inhassoro à CETA realça a crença da Sasol nas competências moçambicanas e no compromisso de promover o conteúdo local. Todos os materiais de construção, excluindo itens especiais, serão adquiridos em Moçambique e cerca de cem trabalhadores moçambicanos deverão ser empregues no pico da construção. ”
“O nosso objectivo é fazer a diferença na vida do povo moçambicano e acreditamos que estamos no bom caminho, considerando os benefícios directos e indirectos que a construção do Centro de Formação permanente irá criar, bem como aos 320 aprendizes treinados até à data. Tem sido notável para os instrutores do Centro a sede de conhecimento e a capacidade de trabalho dos jovens aprendizes”.
As novas instalações do Centro de Formação Técnico-Profissional de Inhassoro, estão a ser construídas num local identificado pelas autoridades do distrito de Inhassoro. De recordar que a Sasol construiu salas de aula e três oficinas de trabalho para a Escola Técnica de Inhassoro em troca do uso do espaço nas quais as instalações temporárias do Centro de Formação Técnico-Profissional de Inhassoro estão actualmente a funcionar.
O Centro de Formação Técnico-Profissional de Inhassoro, que está em operação desde 2014, oferece formação em diversos sectores, incluindo soldadura, andaimes, fixação e pintura em aço. O Centro oferece oportunidade para a elevação socio-económica e está a criar um fluxo de talentos para o crescimento industrial do país.
É de parabenizar a sasol pela ajuda que oferece aos moçambicanos de ter mais oportunidades de aprender fazer com as mãos, ” gostaria de saber se dá curso de montagem e desmontagem de andaimes?