Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Água vai jorrar de novo com regularidade

A empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) prevê, para breve, a conclusão de dois importantes projectos de lançamento de condutas, que irão permitir o reabastecimento de água a perto de 1.700 famílias, localizadas em zonas altas e distantes dos centros distribuidores, nos bairros da Liberdade, Bunhiça e Djuba, localizados no município da Matola, na província de Maputo.

Estes beneficiários – para além de uma parte significativa de empresas e instituições que operam no parque industrial de Beluluane – passarão a ter água com maior regularidade, após terem sido afectados por medidas restritivas no seu fornecimento, resultantes do baixo caudal do rio Umbelúzi.

De acordo com Arone Tivane, gestor do Departamento de Projectos da AdeM, a implementação dos projectos de lançamento de condutas, para o reforço do fornecimento de água às zonas de Djuba, Beluluane, Bunhiça e Liberdade, visa permitir que a água chegue aos pontos mais altos e distantes dos centros distribuidores da Matola Rio e Machava.

No caso específico da linha de reforço ao parque industrial de Beluluane e Djuba, o projecto, financiado pelo FIPAG-Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água, teve início em 2016, com o término previsto para princípios de Maio próximo.

“Trata-se de uma empreitada que vai beneficiar algumas empresas do parque industrial de Beluluane que não estão a receber água, com a devida regularidade”, frisou Arone Tivane.

Em relação ao projecto de reforço de abastecimento às zonas de Bunhiça e Liberdade, a partir do Centro Distribuidor (CD) da Machava, as obras encontram-se a um nível de execução de 70 por cento, faltando apenas realizar algumas conexões na nova tubagem, ora instalada, e o reforço da antiga.

Segundo garantiu o gestor do Departamento de Projectos da AdeM, tudo indica que, até finais de Abril, estas obras estarão concluídas, uma vez que toda a conduta já foi implantada, faltando efectuar algumas conexões e testes de lavagem e de pressão.

Por outro lado, o arranque do reforço de abastecimento de água potável ao bairro Djonasse está previsto para o corrente mês. Com uma duração de dois meses, o projecto é financiado pelo FIPAG e vai beneficiar um total de 600 famílias.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 10 de Abril de 2019 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos