Academia tem equipa na Beira a apoiar 600 famílias da rede Girl Move, garantindo condições mínimas de sobrevivência. Organização lançou também campanha de angariação de donativos ‘Move-te pela Beira’ para apoiar vítimas do ciclone através do talento.
A Girl MOVE Academy está a trabalhar na recuperação do Bairro Chipangara situado na Cidade da Beira, uma das zonas mais afectadas pelo Ciclone Idai, através da ajuda a 600 famílias da rede Girl Move. A urgência de reconstruir o que a tempestade tropical destruiu, levou a Academia a lançar uma acção de solidariedade de apoio àquela comunidade, que a Girl Move acompanha desde 2016. O Bairro de Chipangara tem 25.000 habitantes, sendo um dos mais povoados da cidade da Beira e o coração da intervenção da Girl Move na cidade.
A campanha chama-se ‘Move-te pela Beira’ e tem como objectivo potenciar o talento local para: garantir espaços seguros para o acesso à educação – através da identificação, criação e/ou reconstrução de infra-estruturas; disponibilizar os meios e recursos (humanos e materiais) para a continuidade na educação das raparigas; garantir o envolvimento da comunidade e famílias, através do apoio às necessidades e envolvimento na identificação e implementação de soluções sustentáveis a médio e longo prazo.
Numa primeira fase, a campanha vai assegurar a sobrevivência das mais de 600 famílias da rede Girl Move, através do mapeamento e identificação de necessidades; e canalização dos recursos existentes para resposta a estas necessidades e resposta imediata às situações mais urgentes.
Numa segunda fase, irá garantir o acesso à educação das mais de 1.500 raparigas do Bairro de Chipangara, com idades entre os 10 e os 15 anos, assegurando, espaços para o acesso à educação – através da identificação, criação e/ou reconstrução de infra-estruturas; meios e recursos (humanos e materiais) para a continuidade na educação das raparigas; o envolvimento das famílias e comunidade, através do apoio às necessidades e envolvimento na identificação e implementação de soluções sustentáveis a médio e longo prazo.
A Academia tem uma equipa local de Girl Movers residentes na Beira, especificamente recrutada para este efeito, e está a trabalhar em parceria com a Universidade de Unizambeze. Em conjunto com outros parceiros locais e internacionais, a Girl Move pretende ativar o talento e potenciar a inovação na sua abordagem, por forma a garantir que a comunidade do Bairro de Chipangara encontre novas formas de pensar e fazer, desenvolva e implemente soluções diferenciadas que potenciem condições de vida sustentáveis para um futuro autónomo e com impacto.
Para além da acção que está a desenvolver in loco, a Girl MOVE Academy disponibilizou ainda contas bancárias para quem quiser contribuir com valores monetários. Em Moçambique, esse apoio pode ser canalizado para o Millennium bim, através do NIB: 0001 0000 0038 8047 1435 7 ou do Número de Conta: 388047143.
SOBRE A GIRL MOVE
A Girl MOVE Academy é uma Academia de Líderes Transformadoras, inovadora nas metodologias, com paixão pelo que faz e pelas causas em que acredita. A Girl MOVE Academy tem como missão a criação de uma NOVA GERAÇÃO DE LÍDERES AO SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DO SEU PAÍS, criando um movimento de vida, de apoio e capacitação no feminino através da educação e da criação de redes humanas de entre-ajuda e cooperação entre pares, inter-geracional e internacional. Iniciou a sua atividade em 2013 com um plano de atividades em Moçambique, desenvolvendo um projecto de cooperação com o Ministério do Género, Criança e da Acção Social de Moçambique, com o Governo da Província de Nampula e com a Cooperação Portuguesa, em Moçambique.
A Girl MOVE Academy diferencia-se pela aposta na formação ativa e vivencial, com uma forte procura pela criação de impacto na comunidade e pela entreajuda intergeracional. A metodologia usada assenta num conceito de Mentoria em Cascata entre:
· Uma nova geração de 30 change makers, jovens licenciadas, que possam ser agentes de desenvolvimento, com base numa formação de excelência em liderança e empreendedorismo social: O CHANGE
· Um grupo de 90 jovens universitárias, com perfil de liderança, que se assumem como mentoras das meninas adolescentes e que frequentam o LEAD, Programa de Liderança para Universitárias
· Turmas de 30 Mwarusi, meninas entre os 12 e os 15 anos, em situação de maior vulnerabilidade, para que tenham maior acesso ao ensino secundário e oportunidades para desenvolver competências chave para a sua vida: Programa BELIEVE, Mwarusi.