Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Campanha da Girl MOVE Academy ajuda na recuperacao de bairro na Beira

Academia tem equipa na Beira a apoiar 600 famílias da rede Girl Move, garantindo condições mínimas de sobrevivência. Organização lançou também campanha de angariação de donativos ‘Move-te pela Beira’ para apoiar vítimas do ciclone através do talento.

A Girl MOVE Academy está a trabalhar na recuperação do Bairro Chipangara situado na Cidade da Beira, uma das zonas mais afectadas pelo Ciclone Idai, através da ajuda a 600 famílias da rede Girl Move. A urgência de reconstruir o que a tempestade tropical destruiu, levou a Academia a lançar uma acção de solidariedade de apoio àquela comunidade, que a Girl Move acompanha desde 2016. O Bairro de Chipangara tem 25.000 habitantes, sendo um dos mais povoados da cidade da Beira e o coração da intervenção da Girl Move na cidade.

A campanha chama-se ‘Move-te pela Beira’ e tem como objectivo potenciar o talento local para: garantir espaços seguros para o acesso à educação – através da identificação, criação e/ou reconstrução de infra-estruturas; disponibilizar os meios e recursos (humanos e materiais) para a continuidade na educação das raparigas; garantir o envolvimento da comunidade e famílias, através do apoio às necessidades e envolvimento na identificação e implementação de soluções sustentáveis a médio e longo prazo.

Numa primeira fase, a campanha vai assegurar a sobrevivência das mais de 600 famílias da rede Girl Move, através do mapeamento e identificação de necessidades; e canalização dos recursos existentes para resposta a estas necessidades e resposta imediata às situações mais urgentes.

Numa segunda fase, irá garantir o acesso à educação das mais de 1.500 raparigas do Bairro de Chipangara, com idades entre os 10 e os 15 anos, assegurando, espaços para o acesso à educação – através da identificação, criação e/ou reconstrução de infra-estruturas; meios e recursos (humanos e materiais) para a continuidade na educação das raparigas; o envolvimento das famílias e comunidade, através do apoio às necessidades e envolvimento na identificação e implementação de soluções sustentáveis a médio e longo prazo.

A Academia tem uma equipa local de Girl Movers residentes na Beira, especificamente recrutada para este efeito, e está a trabalhar em parceria com a Universidade de Unizambeze. Em conjunto com outros parceiros locais e internacionais, a Girl Move pretende ativar o talento e potenciar a inovação na sua abordagem, por forma a garantir que a comunidade do Bairro de Chipangara encontre novas formas de pensar e fazer, desenvolva e implemente soluções diferenciadas que potenciem condições de vida sustentáveis para um futuro autónomo e com impacto.

Para além da acção que está a desenvolver in loco, a Girl MOVE Academy disponibilizou ainda contas bancárias para quem quiser contribuir com valores monetários. Em Moçambique, esse apoio pode ser canalizado para o Millennium bim, através do NIB: 0001 0000 0038 8047 1435 7 ou do Número de Conta: 388047143.

SOBRE A GIRL MOVE

A Girl MOVE Academy é uma Academia de Líderes Transformadoras, inovadora nas metodologias, com paixão pelo que faz e pelas causas em que acredita. A Girl MOVE Academy tem como missão a criação de uma NOVA GERAÇÃO DE LÍDERES AO SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DO SEU PAÍS, criando um movimento de vida, de apoio e capacitação no feminino através da educação e da criação de redes humanas de entre-ajuda e cooperação entre pares, inter-geracional e internacional. Iniciou a sua atividade em 2013 com um plano de atividades em Moçambique, desenvolvendo um projecto de cooperação com o Ministério do Género, Criança e da Acção Social de Moçambique, com o Governo da Província de Nampula e com a Cooperação Portuguesa, em Moçambique.

A Girl MOVE Academy diferencia-se pela aposta na formação ativa e vivencial, com uma forte procura pela criação de impacto na comunidade e pela entreajuda intergeracional. A metodologia usada assenta num conceito de Mentoria em Cascata entre:

· Uma nova geração de 30 change makers, jovens licenciadas, que possam ser agentes de desenvolvimento, com base numa formação de excelência em liderança e empreendedorismo social: O CHANGE

· Um grupo de 90 jovens universitárias, com perfil de liderança, que se assumem como mentoras das meninas adolescentes e que frequentam o LEAD, Programa de Liderança para Universitárias

· Turmas de 30 Mwarusi, meninas entre os 12 e os 15 anos, em situação de maior vulnerabilidade, para que tenham maior acesso ao ensino secundário e oportunidades para desenvolver competências chave para a sua vida: Programa BELIEVE, Mwarusi.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 15 de Abril de 2019 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos