Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Ciclone kenneth perdeu força mas vai continuar a causar mau tempo no Norte de Moçambique

O Ciclone Tropical Kenneth que entre as 16 e 18 horas de quinta-feira (25) entrou no território nacional pelo distrito de Macomia, na Província de Cabo Delgado, fez pelo menos um morto e destruiu milhares de habitações e edifícios públicos e privados. O Instituto Nacional de Meteorologia indica que "enfraqueceu tornando-se uma depressão tropical" mas está a originar chuvas e ventos fortes no Norte de Moçambique.

Inúmeras habitações danificadas e sem tecto, árvores caídas, inundações e corte de energia é o balanço preliminar do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) do impacto do Ciclone tropical Kenneth, de categoria 4, que durante a noite e madrugada passada fustigou a Província de Cabo Delgado.

No Distrito de Macomia há registo de milhares de habitações destruídas, muitas de construção precária, instituições bancárias, bombas de combustíveis, a penitenciária e até o edifício da Administração ficou parcialmente danificado. Milhares de residências também ficaram destruídas no Distrito do Ibo deixando cerca de 15 mil pessoas ao relento.

De acordo com o INGC os Centrou de Acolhimento criados estão super lotados, há necessidade de tendas, comida e água potável. No Distrito de Palma dezenas de casas de construção precária foram destruídas e quatro embarcações que afundaram, sem danos humanos.

Na capital da Província de Cabo Delgado, Pemba, uma cidadã adulta perdeu a vida devido a queda de um coqueiro no bairro Ingonane) e existe um ferido pela queda de uma janela de uma escola. Um número elevado de casas ficou sem tecto e outras danificadas, pelo menos uma escola foi parcialmente destruída.Entretanto o ciclone enfraqueceu, tornando-se uma depressão tropical, e de acordo com o INAM "a depressão tropical irá enfraquecer nas próximas horas, passando a um sistema de baixa pressão estacionário até o dia 28 de Abril de 2019, prevendo-se a ocorrência de chuvas fortes a muito fortes (50 a 100 milímetros em 24 horas), ventos com rajadas fortes até 70 quilómetros por hora e trovoadas severas nas províncias de Cabo Delgado (todos os distritos), Nampula (distritos de Nacala, Memba, Erati, Nacarroa, Muecate, Namapa, Ilha de Mocambique, Mussoril e Monapo) e Niassa (distritos de Mecula, Marrupa e Nipepe)".

Com estas previsões meteorológicas a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos renovou a previsão de "subida acentuada dos níveis hidrométricos nas bacias do Messalo, Rovuma, Montepuêz, Megaruma, Lúrio e pequenas bacias costeiras de Nampula e Cabo Delgado, podendo atingir o alerta, tendo como impactos o condicionamento das vias rodoviárias entre os distritos de Macomia – Muidumbe, Montepuêz – Mueda, Meluco – Ancuabe, Meluco – Quissanga, Ancuabe – Macomia; Mecufi – Chiúre, Chiúre Pemba e Muepane – Pemba".

In Jornal A Verdade

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 29 de Abril de 2019 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos