Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Consórcio BCI/BIG coordena a OPV da HCB

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e o Banco de Investimento Global(BIG) constituem o consórcio escolhido pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), para ser o coordenador global para a Oferta Pública de Venda (OPV) de 7.5% do capital social da empresa (o lote de acções próprias que a HCB detém). Trata-se da maior OPV realizada até ao momento em Moçambique, representando um marco no mercado de capitais nacional.

A operação enquadra-se na recomendação feita aos accionistas pelo Presidente da República Filipe Nyusi, no intuito de promover a inclusão económica dos moçambicanos e de demonstrar a predisposição da empresa na adesão às boas práticas internacionalmente aceites de governação corporativa.

Na cerimónia de lançamento da OPV, que teve lugar no dia 20 de Maio, em Maputo, o PCE do BCI, Paulo Sousa, efectuou a apresentação das características da OPV. O BCI apresentou uma solução de canais remotos inovadores para levar a OPV até ao maior número de moçambicanos, dentro e fora do país, honrando o objectivo de alcance e inclusão definida para a OPV. Numa primeira fase, irão estar no mercado 2.5% dos títulos, correspondendo a 686.887.315 acções.

À pergunta “devo investir na HCB?”, Paulo Sousa referiu que se trata “sem dúvida, de uma boa oportunidade para investir (ou para diversificar investimentos) numa grande empresa, que é a maior produtora de electricidade em Moçambique e tem registado lucros nos últimos 10 anos”.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 23 de Maio de 2019 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos