Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Sasol conclui primeiros Acordos de Desenvolvimento Local com comunidades em Moçambique

Após extensas negociações, a Sasol e os seus Parceiros, a Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos SA (CMH) e o International Finance Corporation (IFC), concluiram hoje os dois Acordos de Desenvolvimento Local com as comunidades dos distritos de Inhassoro e Govuro, respectivamente, na província de Inhambane, onde estão localizados os campos de gás de Pande e Temane.

Os Acordos de Desenvolvimento Local representam um acordo tripartido entre a Sasol, as comunidades locais e os governos distritais, e têm como objectivo alinhar as prioridades das três partes.

Ovidio Rodolfo, Director Geral da Sasol em Moçambique referiu no seu discurso: “Estamos orgulhosos de ser a primeira empresa em Moçambique na implementação da nova Política de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para a Indústria Extractiva (aprovada pela Resolução 21/2014 de 16 de Maio), e do Guião de Implementação da Responsabilidade Social Empresarial (Diploma Ministerial 8/2017 de 16 de Janeiro), ambos aprovados pelo Governo de Moçambique em 2014 e 2017, respectivamente.

Os Acordos de Desenvolvimento Local são uma oportunidade de desenvolver e alavancar a plataforma de Investimento Social, que totalizam entre 2004 e 2018 aproximadamente US$40 milhões, já estabelecida pela Sasol e pelos seus Parceiros. Os Acordos de Desenvolvimento Local também facilitam a implementação da estratégia de ‘Valor Compartilhado’ da Sasol de forma estruturada que se alinha às expectativas da comunidade e do governo local, bem como da Política de Responsabilidade Social Corporativa do Governo de Moçambique para o Sector Extractivo.

As consultas às comunidades e aos governos distritais indicaram que a prioridade número um está relacionada à água e saneamento, seguida pelo acesso à energia e ao desenvolvimento económico. As actividades destinadas a estimular e melhorar a economia local, com o objectivo geral de aumentar a renda familiar, também foram identificadas como prioritárias.

O Director geral da Sasol sublinhou ainda que “Acreditamos que os Acordos estabelecerão a fundação para a Sasol construir fortes relações com as partes interessadas, trabalhando juntos sob os princípios de propriedade compartilhada, responsabilidade mútua e compromisso de longo prazo. Eles também ajudarão a impulsionar o desenvolvimento socio-económico nas geografias alvo que, a longo prazo, promoverão um maior valor compartilhado, de acordo com a nossa estratégia em Moçambique”.

Ovidio Rodolfo manifestou ainda satisfação com o trabalhao das equipas de ambas as partes que estiveram envolvidas nas negociações pela forma habilidosa na qual conduziram o processo de negociação.

Os projectos prioritários são essencialmente grandes programas plurianuais de alto impacto, com potencial para estender a cobertura além dos beneficiários primários e secundários.

Nos Acordos de Desenvolvimento Local, existem duas categorias adicionais de investimento: projectos de investimento social independentes e investimentos sociais de pequena escala. Os projectos independentes são projectos de infra-estrutura pontuais identificados por meio do processo de priorização da comunidade, como por exemplo os centros de saúde e escolas. O fundo de investimento social em pequena escala responderá às solicitações da comunidade por contribuições em pequena escala ao desenvolvimento da comunidade, como abrigos para reuniões e campos de futebol.
Os projectos prioritários identificados serão implementados com a ajuda de parceiros como a Agência de desenvolvimento alemã, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e a SNV Netherlands Development Organization (SNV), que possuem conhecimentos especializados em agricultura, energia e água, além de saneamento e higiene.

Foto: Assinatura do Acordo de Desenvolvimento Local em Mangungumete, distrito de Inhassoro

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 10 de Setembro de 2019 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos