Está patente, desde sábado, 14 de Setembro, no Auditório do BCI, em Maputo, uma exposição colectiva de trabalhos manuais de alunos do Centro Infantil e Escola Pequenos Sábios, intitulada "A Magia das Ciências". Como refere uma nota da escola, pretende-se com esta actividade que as crianças desenvolvam o pensamento crítico, rigor científico, capacidade de observação, que saibam reflectir, questionar, formular hipóteses, pesquisar, analisar, resolver problemas, concluir, justificar, entre outros.
A directora da escola, Fátima Valimamade, reiterou, na ocasião, a importância da arte na aprendizagem das crianças, estabelecendo uma relação directa com a ciência. “As ciências levaram-nos a uma grande aprendizagem, à descoberta de formas divertidas. Os alunos sentiram prazer e motivação na aquisição de conhecimentos” – disse, salientando que “a escola deve importar-se muito mais, para além de transmitir conhecimentos de leitura e escrita. Ela deve preparar o aluno para a vida”.
Já o representante do BCI, Simão Nhambessa, referiu o compromisso do Banco em continuar a apostar em novos talentos que vão emergindo ano-após anos, o que faz augurar um futuro promissor para a arte e a cultura. “Assumimos desde sempre uma postura de intervenção activa na valorização de causas como a que hoje é aqui apresentada” – disse.
Fundado há 19 anos e vocacionado para a infância, o Centro Infantil e Escola Pequenos Sábiostem como objectivo fundamentar a prática pedagógica nos seguintes eixos: educar, brincar e cuidar.
Refira-se que a mostra pode ser vista, com entrada livre, até ao dia 21 de Setembro.