A Africa Code Week (africacodeweek.org) ou “Semana de Codificação em África” é um movimento que pretende combater a literacia digital na camada infanto-juvenil no continente africano.
Pela quarta vez, Moçambique faz parte deste movimento que pretende estimular a consciência dos jovens sobre o uso da tecnologia, através da formação e do desenvolvimento do espírito investigativo, bem como suprir necessidades e resolver problemas da sociedade ou da comunidade local.
Numa primeira fase, irão ser realizadas sessões de formação de formadores, de 17 a 19 de Outubro. As mesmas sessões serão de curta duração, com apenas 3 horas, e irão abordar conceitos básicos de informática e codificação. A formação dos beneficiários do “Africa Code Week” em Moçambique irá decorrer no Centro de Informática da UEM, e será ministrada por instrutores previamente treinados pelo programa, num evento de capacitação de formadores. Os beneficiários do programa poderão ser estudantes de cursos relacionados com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); professores do Ensino Primário ou Secundário com conhecimentos Básicos de TICs e docentes universitários com interesse em ensinar a crianças, jovens e adolescentes.
Numa segunda fase, e durante uma semana, os beneficiários da formação de formadores irão promover o ensino, a aprendizagem e a disseminação de conceitos básicos de informática, lógica de programação e codificação de aplicativos, junto a uma camada infanto-juvenil, que engloba crianças, adolescentes e jovens do ensino primário, secundário e pré-universitário.
No dia 19 de Setembro (quinta-feira), às 11 horas, irá decorrer o lançamento do ‘Africa Code Week’ em Moçambique, um momento que irá juntar uma série de personalidades ligadas ao Movimento bem como representantes da Comunicação Social. Nessa altura, a organização do evento irá contar com as presenças e intervenções daembaixadora da Irlanda em Maputo, Nuala O’Brien; o PCA do Camden Education Trust e co-fundador do ACW, Bernard Kirk, a directora do INAGE, Ludmilla Maguni e os representantes da UNESCO em Moçambique, do Ministério da Educaçãoe do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional.
O ‘Africa Code Week’ em Moçambique possui como sponsors a SAP, UNESCO, Google, Youth Mobile, Camden Education Trust, Cape Town Science Centre, Governo e Embaixada da Irlanda em Moçambique e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha.