Tem lugar, na quinta-feira, dia 19, pelas 18h, na Casa do Artista, na cidade da Beira, a inauguração da exposição de pintura do artista plástico moçambicano Óscar Monteiro, intitulada ‘O Reflexo do Ciclone Idai’. Composta por cerca de vinte obras, em que predomina a tinta de óleo sobre tela e sobre contraplacado, esta mostra, a primeira individual do artista, retrata episódios do Ciclone IDAI que afectou a Zona Centro do país, em Março deste ano.
Segundo refere o autor, ‘O Reflexo do Ciclone Idai’ “é uma forma de deixar a arte mostrar aquilo que nós vimos, ouvimos e que nos deixou sem palavras”.
Monteiro nasceu em 1990, na cidade de Quelimane, na província da Zambézia, onde começou a pintar, em 2012. Em 2016 rumou para a Beira onde reside e teve, em 2017, na Casa dos Bicos, a oportunidade de expor as suas obras na Feira “Festival do Camarão”.
A exposição a ser inaugurada é realizada com o apoio do BCI e emparceria com a Associação Visão Ampla, uma agremiação sedeada na Beira e fundada por voluntários da sociedade civil. A mesma tem como missão “lutar pela melhoria da qualidade de vida e inserção social das famílias carenciadas”.
Refira-se que a mostra pode ser vista, com entrada livre, até ao dia 4 de Outubro.