Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

China Road and Bridge Corporation constrói ponte metálica em Moçambique

O governo de Moçambique vai elaborar um programa nacional de segurança de pontes a fim de garantir a longevidade e a resistência das mesmas aos fenómenos meteorológicos, disse o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

João Machatine disse ainda que a combinação da destruição de pontes devido aos eventos meteorológicos extremos e ao excesso de carga constrangem gravemente a circulação rodoviária, acarretando custos enormes para a população e para o Orçamento do Estado.

O ministro procedia na altura à cerimónia de colocação da primeira pedra para a construção da ponte metálica sobre o rio Licungo, ligando os distritos de Namacurra e Maganja da Costa, na província central da Zambézia, segundo a agência noticiosa AIM.

Além das calamidades naturais, João Machatine apontou o crónico problema de excesso de carga que contribuiu negativamente para a destruição de 15 pontes no presente quinquénio, causando um prejuízo na ordem de 19 milhões de dólares.

Moçambique possui actualmente 1297 pontes, das quais 1115 (86%) são em betão, 143 (11%) são metálicas e 39 (3,0%) em madeira.

A construção da ponte metálica sobre o rio Licungo foi adjudicada à empresa a China Road and Bridge Corporation (CRBC), a mesma que construiu a ponte Maputo-Catembe e a estrada circular da capital moçambicana.

Com um custo estimado em 914 milhões de meticais, valor desembolsado através do Fundo de Estradas, a ponte, com 925 metros de comprimento e sete metros de largura e uma extensão de 2004 metros, será construída em 12 meses e permitirá o cruzamento de viaturas pesadas.

A anterior ponte foi destruída pelas cheias de 2015, situação que veio agravar-se com o ciclone Idai, em Março passado, que alargou o leito do Rio Licungo. (Macauhub)

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 18 de Setembro de 2019 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos