Os tenistas Bruno Nhavene e Ilga João sagraram-se, no domingo, 17 de Novembro, vencedores, em singulares homens e senhoras, respectivamente, do Top Moz, o campeonato nacional integrado na nona edição do Standard Bank Open, a maior prova de ténis e única competição internacional da modalidade organizada no País.
Para o efeito, Bruno Nhavene derrotou, na final, Jaime Sigaúque por dois sets a zero (parciais 6-4 e 6-2), o mesmo resultado com que Ilga João venceu a sua adversária, Chirley Jemusse, com os parciais 6-0 e 6-1.
No fim, os atletas mostraram-se satisfeitos pela conquista, que, certamente, dará mais ímpeto às suas carreiras, que têm estado a evoluir significativamente, tendo em conta o desempenho demonstrado por ambos nas últimas edições do Standard Bank Open.
“Foi uma boa partida e tenho que felicitar o Jaime Sigaúque por ter feito um excelente jogo. Penso que esta vitória resulta do meu empenho. Quando entro em campo, preocupo-me mais com o meu estilo de jogo e não com o adversário”, considerou Bruno Nhavene, que também conquistou o título em pares masculinos, ao lado de António Bulha, ao vencer a dupla Chris Buck e Jossefa Simão.
Para o Standard Bank, este desempenho faz do Bruno Nhavene o jogador sensação do torneio, associando-se ao facto de ter chegado à final do primeiro Future, em pares masculinos.
“O Bruno Nhavene é uma promessa e contamos com ele nas próximas edições. Vamos continuar a apoiá-lo na expectativa de que ele supere o que vimos nesta edição”, disse Alfredo Mucavela, director de Marketing e Comunicação do Standard Bank, que reiterou a vontade de transformar o ténis numa modalidade acessível a todos os segmentos da sociedade.
Por seu turno, Ilga João disse ter explorado o ponto fraco da sua adversária, que provém dos escalões inferiores. “Explorei o lado esquerdo da Chirley Jemusse, que é uma tenista que partiu dos júniores e hoje joga nos séniores. Foi uma boa experiência para mim”.
Para além de singulares homens e senhoras, o Top Moz integrou, ainda, as categorias pares homens, júniores sub-14 rapazes, sub-18 rapazes e raparigas, veteranos com mais de 35 anos, veteranos com mais de 45 e pares veteranos.
Edilson Rosa foi o vencedor da categoria sub-14 rapazes, enquanto que Tânia Elísio subiu ao pódio por duas vezes, em sub-14 raparigas e sub-18 raparigas.
Ricardo Martins e José Gonçalves conquistaram as categorias de singulares veteranos com mais de 35 e 45 anos, respectivamente. Em pares, sagraram-se vencedores Sharif Ahmed e Alberto Nhancale.