Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Governo e PNUD realizam Revisão Nacional Voluntária em Moçambique

O Ministério da Economia e Finanças (MEF), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), organizaram, esta segunda-feira, 25 de Novembro de 2019, na província de Inhambane, uma consulta regional sobre a implementação da Agenda Global para o Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2030.

Realizada no âmbito da Revisão Nacional Voluntária, a consulta teve o modelo de conversa aberta, contando com a presença de membros do governo, sociedade civil e académicos e sector privado, permitindo identificar conquistas, desafios, lacunas e factores de sucesso em Moçambique, de modo a atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 em Moçambique.

O Plano Quinquenal do Governo (2015-2019) reflecte as três dimensões de desenvolvimento sustentável, económico, social e ambiental, nas suas prioridades: Desenvolver o Capital Humano e Social; Aumento da Produção, Produtividade e Competitividade; Desenvolvimento de Infraestruturas Económicas e Sociais e de Assegurar a Gestão Sustentável e Transparente de Recursos Naturaise do Ambiente”,declarou na ocasião, o Director Provincial da Economia e Finanças de Inhambane, Castro Namuaca.

Na visão do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, “é importante que o país adopteuma agenda global comprometida com as pessoas, com o planeta, com a promoção da paz, com a prosperidade e com parcerias, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, observou Joana Sampainho, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A Sociedade Civil que tem vindo a trabalhar em vários distritos das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, para aferir as acções em curso para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, constatou melhorias em aspectos como acesso a educação, através de contratação de mais professores e a construção de novas escolas, bem como no acesso à água potável, através de abertura de novas fontes de água, por iniciativa governamental, do programa PRAVIDA ou ainda dos seus parceiros de cooperação.

A auscultação pública sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável foi feita por meio de trabalhos em grupo, divididos em 4 áreas, nomeadamente: económica, social, meio ambiente e governação.

Refira-se que as consultas regionais no âmbito da Revisão Nacional Voluntária foram já realizadas nas zonas norte e centro de Moçambique, tendo como objectivo auscultar todos os envolvidos no alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. O processo de elaboração da Revisão Nacional Voluntária irá desenvolver várias actividades até junho de 2020 como forma de discutir e avaliar os progressos e melhorias a ser implementadas para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 26 de Novembro de 2019 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos