Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Novo Laboratório de Paleontologia foi inaugurado na Gorongosa

Durante a sua recente visita ao Parque Nacional da Gorongosa para as celebrações do Dia Mundial dos Fiscais de Fauna Bravia, a Ministra da Terra e Ambiente de Moçambique, Ivete Maibaze, inaugurou o novo Laboratório de Paleontologia do Parque.

O Laboratório de Paleontologia foi construído para fornecer um espaço de trabalho adequado para estudar as recentes descobertas de fósseis de mamíferos na Gorongosa. O laboratório contém uma sala de colecção de fósseis, uma sala de trabalho para análise de fósseis, um escritório, uma sala de aula e uma sala de armazenamento (para todos os equipamentos de colecta e levantamento).

Esta nova instalação é uma expansão bem-vinda para o Laboratório de Biodiversidade Edward O. Wilson, que foi inaugurado em 2014. O Laboratório está a apoiar inventários de biodiversidade e pesquisas ecológicas. Possui um laboratório molecular e possui colecções zoológicas e botânicas de espécies do Parque. Também é realizado um mestrado em tempo integral em Biologia da Conservação, com doze estudantes Moçambicanos.

Com este novo Laboratório de Paleontologia, será possível exibir a coleção de fósseis, fornecer um espaço de trabalho para investigadores de paleontologia e primatologia (incluindo a Escola de Campo Oxford-Gorongosa anual) e adicionar outra sala de aula para programas educacionais, permitindo workshops de programas de mestrado em simultâneo.

O Projecto Paleo-Primata da Gorongosa (PPPG) é liderado pela Dra. Susana Carvalho – Professora Associada de Paleoantropologia na Escola de Antropologia e Museu de Etnografia de Oxford, onde coordena o Laboratório de Modelos de Primatas para Evolução Comportamental no Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva. O Projecto está actualmente a formar e orientar vários estudantes Moçambicanos na área da paleontologia: Jacinto Mathe a nível de Mestrado / Doutoramento, Amélia Macôa, Clara Mendes e Açucena Nhantumbo a nível de licenciatura (Universidade Eduardo Mondlane). Tongai Castigo (que estuda paleobotânica) tem colaborado estreitamente com a equipa do PPPG e agora está a ter colaboração do Projecto num artigo sobre plantas fósseis. Outra estudante Moçambicana na área de primatologia é Rassina Farassi, que está a concluir o seu mestrado.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 11 de Agosto de 2020 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos