Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

O impacto e desafios da pandemia do novo coronavírus na Balança Comercial

O volume do comércio de bens com o exterior apresentou, em 2019, no País, um comportamento estacionário, em relação ao ano anterior, tendo sido transacionados bens no valor total de 12.096.7 milhões de dólares norte-americanos, contra 11.956.5, em 2018, o que corresponde a uma variação positiva de 1.2 por cento.
Estes dados foram anunciados pelo ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, no decurso do Webinar de reflexão sobre o impacto e desafios da pandemia do novo coronavírus na Balança Comercial de Moçambique, no contexto da SADC, ocorrido, sábado, 15 de Agosto, em Maputo.
Conforme indicou o governante, o saldo da Balança Comercial deteriorou-se, em 2019, em 827 milhões de dólares, situando o défice em 2.758.9 milhões, contra os anteriores 1.931.9 milhões, em 2018, comportamento que resulta da queda das exportações e da subida das importações.
“Em 2019, saíram do País bens no valor de 4.668.9 milhões de dólares, o equivalente a uma queda de 6.9 por cento, face aos 5.012.2 milhões, registados, em 2018”, referiu o ministro, acrescentando que “a entrada de bens, no País, registou um valor global de 7.427.8 milhões, o equivalente a um crescimento de 7.0 por cento, face aos 6.944.2 milhões registados, em 2018”.
Excluindo os megaprojectos, as exportações, em 2019, situaram-se em 2.218.9 milhões, mais 23.7 por cento, face a 2018, enquanto as importações foram no valor de 6.525.5 milhões, mais 9.6 por cento, face a 2018.
Num outro desenvolvimento, o titular do pelouro da Indústria e Comércio, referiu que a pandemia do novo coronavírus está, indubitavelmente, a impactar negativamente a economia moçambicana, bem como da região, tornando difícil a mobilidade de pessoas e mercadorias dum país para o outro, dificultando, deste modo, o fluxo do comércio.
“Estes factores estão a concorrer para o agravamento do défice na conta corrente da balança de pagamentos, impactando negativamente na entrada de divisas em moeda externa, com particular destaque para o dólar norte-americano, tendo em consideração que o comércio internacional é a força motriz para o desenvolvimento de qualquer economia”, realçou.
Apesar do choque que se verificou, no primeiro semestre do corrente ano, e que resultou num abrandamento significativo do nível de actividade empresarial, conforme enfatizou Carlos Mesquita, projecta-se, para o segundo semestre, uma tendência de recuperação gradual da actividade empresarial, podendo o nível da perda de facturação baixar de 65 por cento, para 32 por cento.
Refira-se que o Webinar “Exportações vs Covid-19”, promovido pelo Ministério da Indústria e Comércio, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, enquadra-se no âmbito das comemorações dos 40 anos da SADC e constitui uma plataforma de debate virtual

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 17 de Agosto de 2020 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos