– Com esta iniciativa, mais de 100 escolas irão receber kits de desinfecção e máscaras de protecção facial.
A Vodacom Moçambique complementa os esforços da UNICEF no apoio ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) referente ao reforço da prevenção contra a Covid-19 no sector da educação. Esta quarta-feira, 21 de Julho, as duas instituições procederam à doação de kits de material de higiene e de protecção contra o novo coronavírus. A oferta irá beneficiar mais de 100 estabelecimentos de ensino localizados na Cidade de Maputo, Maputo Província, Inhambane e Tete.
Nesta acção, a Vodacom contribuirá com 1.100 baldes, como parte dos kits de higiene a serem distribuídos. Por seu turno, a UNICEF irá contribuir com 1.100 kits de higiene e 220.000 máscaras de protecção facial. O apoio irá beneficiar mais de 100.000 crianças com idades compreendidas entre cinco e 13 anos, assim como cerca de 10.000 professores.
A cerimónia simbólica de entrega dos materiais teve lugar no MINEDH, em Maputo, e contou com a participação da Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua; da Directora Nacional de Saúde e Nutrição Escolar, Arlinda Chaquisse; da Directora Executiva de Assuntos Jurídicos, Regulatórios e Empresariais da Vodacom, Lara Narcy; assim como da representante interina da UNICEF em Moçambique, Katarina Johansson.
“Esta não é uma acção isolada, é parte de um conjunto de operações que a Vodacom tem vindo a realizar, para ajudar no combate à Covid-19. Desta feita, aliamo-nos aos esforços do Governo e da UNICEF para a criação de um ambiente seguro nas escolas. Ao assistirmos estas escolas, queremos garantir que os seus alunos, professores e colaboradores estejam protegidos. Queremos ainda assegurar que esta acção gera um alerta a todas as comunidades escolares para a importância da prevenção da Covid-19”, referiu Lara Narcy, Directora Executiva de Relações Externas da Vodacom.
Estes esforços conjuntos representam uma resposta ao programa de prevenção da COVID-19 nas escolas das quatro províncias mais afectadas, gerido pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Por outro lado, a acção visa mobilizar outros parceiros da sociedade civil e do sector privado para se juntarem aos esforços da Vodacom e da UNICEF na sensibilização das crianças e do público em geral sobre a importância de se respeitar as medidas de prevenção da COVID-19, especialmente no contexto actual, em que o país se debate com a 3ª vaga, agravada pela variante Delta.