Fruto das suas conquistas nas competições internacionais de rally todo-o-terreno em motorizada, o piloto moçambicano Paulo Oliveira foi recentemente homenageado pelo Conselho Municipal de Maputo, no âmbito do reconhecimento a agentes desportivos e instituições que projectam a imagem da urbe a nível nacional e internacional.
Paulo Oliveira tem evidenciado o nome de Moçambique nas provas internacionais de todo-o-terreno, sendo até ao momento o único piloto moçambicano no campeonato de bajas. Em Outubro do ano passado, Oliveira elevou bem alto a bandeira nacional ao qualificar-se, pela primeira vez, para o grande Rally Dakar, nas provas de classificação do “Andalucia Rally”, na Espanha. O próximo Rally Dakar está previsto para 2022, na Arábia Saudita.
No seu discurso de ocasião, o Edil de Maputo, Eneias Comiche, sublinhou que a actividade desportiva é um reforço da inclusão social. “O desporto é uma das expressões sociais e culturais de comportamento humano que mais impacto têm na transmissão de valores fundamentais para a reestruturação da nossa vida comunitária e para o desenvolvimento cabal de cada cidadão, contribuindo para reforçar a inclusão, a tolerância, a cidadania, a superação e a paz”.
Para Paulo Oliveira, este reconhecimento aumenta a sua responsabilidade nas competições. “Quero agradecer profundamente ao Município de Maputo por esta distinção. Para além de ser uma grande honra, este reconhecimento é uma prova para todos os jovens que sonham acreditarem que, com muito trabalho e dedicação, é possível alcançar os sonhos e elevar o nome de Moçambique além-fronteiras”.
Refira-se que Oliveira participou, de 30 de Setembro a 02 de Outubro do presente ano, na mítica prova do campeonato do mundo de todo-o-terreno Qatar International Baja, no Qatar, uma das importantes provas rumo à grande final de bajas, a ter lugar em Portalegre, Portugal.