Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Access Bank doa bens à oncologia do Hospital Central de Maputo

O Access Bank Mozambique doou produtos de higiene e eletrodomésticos ao Serviço de Oncologia do Hospital Central de Maputo. A iniciativa realizou-se no âmbito da campanha ‘Novembro Azul’ que teve como objectivo sensibilizar sobre o cancro da próstata, uma doença que afeta o sexo masculino.

A campanha de doação de bens para doentes oncológicos, feita com o apoio da Casa Rosa, estendeu-se a homens e mulheres e incluiu kits de higiene como sabonetes, pasta e escova de dentes, pensos higiénicos, capulanas e lenços. Foram ainda entregues àquele hospital eletrodomésticos como televisões, geleira, máquina de lavar e micro-ondas. O objectivo é proporcionar algum conforto aos pacientes que lutam contra a doença.

O Banco realizou, durante todo o mês de Novembro, diversas iniciativas de consciencialização, alertando e envolvendo todos os seus colaboradores nesta luta. Para além da oferta de laços azuis, os funcionários foram convidados a vestirem-se de azul todas as sextas-feiras. Foi também partilhada informação sobre aquele tipo de cancro, explicando os sintomas, causas e formas de tratamento.

Em parceria com a Associação Renascer, o Access Bank realizou ainda uma palestra sobre o cancro da próstata, onde foram abordados diversos temas relacionados com a doença, realçando-se a necessidade de os homens estarem mais atentos e cuidarem da sua saúde. A palestra teve como oradores o urologista Igor Vaz; a médica ginecologista Carolina Araújo; e a activista Marisa Martins. O colóquio contou ainda com o testemunho de Hélder Fumo que superou um cancro da próstata.

Flodio Chelele, Chief Financial Officer do Access Bank Mozambique, acompanhou a entrega de donativos no Hospital Central de Maputo, considerando que “ao envolver-se nestas causas, o banco pretende contribuir para uma sociedade mais informada sobre a temática, ajudando no combate à doença e alertando para a importância da realização de um diagnóstico precoce, aumentando assim a probabilidade de cura para os pacientes”. “Esta é uma luta de todos à qual o Access Bank também se junta de forma solidária”, referiu ainda o mesmo responsável.

Já em Outubro, o Access Bank Mozambique se tinha juntado à campanha internacional ‘Outubro Rosa’ para a prevenção do cancro da mama e do colo do útero, levando também a cabo diversas acções de sensibilização.

Estas acções enquadram-se no âmbito da Responsabilidade Social e do compromisso que o Access Bank assumiu com Moçambique.

De acordo com o Programa Nacional de Combate ao Cancro, do Ministério da Saúde, 6,4% dos casos de cancro diagnosticados no país são da próstata, sendo que a testagem é tida como um grande tabu entre os homens. Consciente desta realidade, o Access Bank junta-se mais uma vez a uma causa universal

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 14 de Dezembro de 2021 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos