Um total de 60 estudantes do curso de Hotelaria e Turismo do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFP), Delegação provincial de Manica, foram graduados após três meses de formação. Trata-se das especialidades de Cozinheiro, Empregado de Mesa e de Bar, provenientes da cidade capital provincial, Chimoio, e do vizinho Distrito de Gondola.
Os novos profissionais irão reforçar o ambiente hoteleiro e turístico daquele ponto da região centro do país. Outros 75 candidatos para as mesmas especialidades iniciaram com o curso no passado dia 9 de Julho, no Centro Provincial de Formação Profissional de Chimoio, igualmente com a duração de três meses.
Ainda no quadro das mesmas acções, que visam munir os cidadãos de capacidades técnicas, académicas e de ferramentas do saber fazer para entrarem nas oportunidades criadas pelo mercado de trabalho local, foram graduados recentemente 12 candidatos a Serralheiros civis e 16 em Corte e Costura.
Trata-se de especialidades que, a nível local, têm conhecido uma considerável subida de necessidade de mão-de-obra treinada, face ao crescente nível de desenvolvimento que a Província de Manica regista, bem como pela sua localização estratégica ao longo do Corredor da Beira.
Por outro lado,o centro do INEFP recebeu um certificado da agência de certificação internacional de qualidade e equivalências profissionais City & Guilds, com sede em Londres.
Trata-se de um documento que irá oficializar a qualificação e equivalência internacional dos cursos ministrados por aquele centro do INEFP, cujas graduações terão certificados de reconhecimento internacional, possibilitando que um formado se integre logo no mercado de trabalho, incluindo as empresas que operam em Moçambique usando certificações internacionais, em matéria de qualificação profissional.