Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Manica exporta macadâmia para a África do Sul

A província de Manica, no centro de Moçambique, exportou, no primeiro semestre, 23 toneladas de castanha de macadâmia, destinadas às indústrias farmacêutica, alimentar e de cosmética na África de Sul, disse o administrador local.

Joaquim Zefanias, administrador de Báruè, distrito da província de Manica, disse que a empresa Vale of Macks, que produz macadâmia em simultâneo com capim-elefante nas montanhas da Serra-Choa, na zona Norte da região, fez o primeiro lote das exportações para a África de Sul, devendo, posteriormente, passar a abastecer o mercado asiático.

“Ao todo, foram 23 toneladas exportadas este ano para a África do Sul. As exportações vão subindo gradualmente. A empresa continua a capitalizar a produção para fornecer 60 toneladas, em 2014, à África de Sul e a Hong Kong”, disse Joaquim Zefanias à agência Lusa.

A empresa, que produz a macadâmia numa extensão de 560 hectares, e que prevê exportar 200 toneladas em 2015 para estes dois mercados, espera um aumento em cinco vezes do volume de vendas externas, até 2019, e já iniciou a instalação da fabrica de processamento da matéria-prima.

“Agora, estão a implantar uma indústria de processamento para passar a exportar amêndoa ao invés de castanha, pois a empresa espera atingir mil toneladas de amêndoa, até 2019, e exportar para estes mercados [África de Sul e
Hong Kong], quando a produção chegar ao pico”, disse Zefanias.

Para rendibilizar a produção da macadâmia, a firma introduziu a cultura de capim-elefante, que é recomendado, pois optimiza o uso da água do solo, da energia solar e corrige a erosão, segundo o sócio-gerente da Vale of Mackes, António Vieira.

“Numa primeira fase, prevemos exportar a semente e, depois, exportaremos o capim elefante em bruto para o Dubai, [que tem] défice de semente, e Moçambique é a porta de esperança para fornecer o capim”, disse António Vieira.

O capim-elefante destina-se principalmente à alimentação de equinos e de bovinos de leite, detendo ainda um alto potencial como fonte alternativa de energia, igualmente importante para a produção industrial de ferro gusa.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 20 de Agosto de 2012 by in agricultura and tagged .

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos